sábado, 22 de janeiro de 2011

Partes da Cabeça-Manga

1-Lábios

Agora sobre desenhar lábios simplificados...
A imagem aimca mostra três versões simplificadas de lábios em perfil. Perceba como a cabeça corresponde aos lábios: lábios simples = perfil simples; lábios realistas = perfil realista.

É claro, existe o meio termo. Mais alguns exemplos abaixo em semi perfil variando desde simples até realistas.
Se você ainda está tendo problemas desenhando lábios sem as três linhas pra te ajudar como na imagem, tudo o que você realmente precisa é a linha do meio. Estejam os lábios parados ou em movimento, enquanto você tiver a linha central pra te guiar, você deve ficar bem. Mas não esqueça de apagá-la!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2-Sobrancelhas




Sobrancelhas fazem parte do personagem como qualquer outra parte do rosto. Nos animes, entretanto, elas são desenhadas fazendo todos os personagens terem basicamente o mesmo tipo de sobrancelha.

À esquerda da imagem temos vários exemplos de sobrancelhas. Ali no final temos dois exemplos das sobrancelhas mais comuns em animes. Os três exemplos iniciais mostram como se diferenciam na espessura e até como a forma da sobrancelha dá um efeito diferente no total.

Quando desenhar sobrancelhas em semi perfis ou perfis, a forma da sobrancelha precisa ser levada em conta. Nesse ponto de vista, as sobrancelhas são iguais sempre, então apenas matenha isso em mente quando desenhá-las.  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------3
3-Orelhas Basicas
Aqui vai o bruto sobre as orelhas. Sim, a maioria dos personagens tem orelhas simplificadas, mas é muito útil saber a anatomia real, de verdade. (fica a dica) A primeira imagem da orelha abaixo mostra os dois tipos de orelhas mais comuns: o primeiro tem o lóbulo "pendurado", o segundo tem o lóbulo "conectado". Além disso, a orelhas tem a hélice que aparece frequentemente nas orelhas simplificadas dos animes.



Acima temos várias vistas da orelha normal mais algumas versões simplificadas.
Da esquerda pra direita: perfil, semi perfil, visão traseira. A visão traseira não tem versões simplificadas porque já é muito simples. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4-Orelhas-Tipos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5-Nariz-Basico 
Básicos
O nariz é um dos elementos mais protuberantes do rosto, mas nos animes e mangás, eles são simplificados a tal ponto, que se tornam apenas uma linha ou até um ponto, na maioria dos casos. Acima, um exemplo da transição de nariz realista pra simplificado.


Quando colorir seu nariz, você precisa se lembrar que ele é tridimensional e que o sombreamento básico do nariz realista é bem parecido no nariz simplificado. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6-Nariz-Tipos



Existem dois tipos de narizes, a versão mais viva, geralmente visto em personagens jovens, e o tipo realista para personagens mais maduros e personagens de bishounen.
Acima, vários exemplos das duas versões em vários estilos de desenho. Além disso, o primeiro tipo é mais visto em mulheres e o segundo tipo em homens.



Junto com o nariz retinho padrão, existem variações como as representadas acima desde narizes curvados, com "bicos", e em forma de ganchos. Desenhar um tipo de nariz diferente, automaticamente adiciona caráter a qualquer desenho. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7-Cabelos-Basico


Para desenhar um cabelo de forma convincente, você precisa traçar as linhas de forma convincente. Pra fazer isso, você precisa considerar a espessura da linha em relação à outra linha.

Perceba nessa primeira imagem que no topo as linhas variam na espessura - largas no topo e afinando até embaixo. Todo cabelo segue essa regrinha, exceto quando você está desenhando dreads! \,,/,

Se você olhar as outras imagens, os cabelos funcionam da mesma forma. Cabelo longo, cabelo curto, etc. O cabelo ondulado, por outro lado, é um pouco diferente...




Dissecando o Cabelo Ondulado

Cabelo ondulado funciona como o cabelo liso, só que com curvas. Desenhe ele em linhas longas e continuas e não se esqueça de adicionar as curvas enquanto faz isso. Certifique-se de variar a espessura entre as linhas.

Cabelo muito ondulado, por outro lado, é um pouco diferente. Nesse caso, as linhas tendem a ser mais curtas e podem começar de repente e do nada. Perceba que não tem apenas uma linhas ou duas, mas muitas linhas - Isso enfatiza o cacho e adiciona mais volume ao cabelo. Cabelo frizzado tem um truque diferente. O que você tem que fazer é criar as linhas curvas de base primeiro. Essas serão as linhas básicas principais que vão definir a forma do cabelo (pense no contorno!). Desse passos básicos você então adiciona as linhas complementares pra dar mais profundidade ao cabelo.

Olhe o exemplo do cabelo frizzado - tente achar as linhas bases e as linhas complementares ao seu lado.

Cachos, por outro lado, apenas requer que você desenhe as linhas numa forma cilindrica formando algum tipo de coluna. Você deve considerar que se você desenhar cachos, tenha certeza que ele mostra uma conexão certa entre uma curva e outra.




Mais sobre os cachos
Aqui estão alguns exemplos de vários cachos. Você pode perceber que em certas partes do cacho, existe uma profusão de linhas. Essas linhas ajudam a acentuar a curva do cacho.

Algo que você deve sempre lembrar é que uma vez que você desenhou um cacho numa direção, você deve continuar nessa direção! Esse desenho abaixo, por exemplo, tem cachos indo em duas direções o que arruína a imagem completamente. Isso confunde quem vê e atrapalha a credibilidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8-Cabelos-Tipos
Existem dois tipos de cabelos: um que se move do escalpo pra cima e o outro que se deita no escalpo.
Vamos começar com o primeiro tipo:


Tipo 1: Acima
Esse tipo de cabelo é rígido e tende a crescer se afastando da cabeça. Aqui está um exemplo de como se parece. É o tipo que pula pra fora, por assim dizer. Abaixo uma variação desse tipo de cabelo.


Tipo 2: Leve
O outro tipo de cabelo se deita contra o escalpo, não se afastando da cabeça, como no primeiro tipo. O exemplo acima demonstra como ele se parece. É aquele tipo que as pessoas gostam de mostrar nos comerciais de xampu.
A propósito, se você não entender a idéia de primeira, você pode misturar esses tipos de cabelo e conseguir alguns estilos únicos.  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-Cabelos-Cores
A cor do cabelo é um elemento importante. Ele define um personagem muito bem, na maior parte do tempo. Abaixo temos alguns tipos de cores e como você representaria num mangá. As cores variam de branco até preto.

1) Cabelo Branco - Apenas contorne o cabelo da pessoa.

2) Cabelo Loiro - Adicione linhas no cabelo onde você adicionaria brilhos.

3) Cabelo com Películas - Películas são adicionadas manualmente ou digitalmente. Veja Película: Básicos para mais detalhes.

4) Cabelo Preto com Brilhos - Áreas brancas em volta do topo da cabeça e algumas perto do final se for um cabelo mais longo.

5) Cabelo preto com Fios Brancos - Fios de cabelo que normalmente seriam pretos em cabelos mais claros agora são brancos em cabelos pretos. Pense nisso como um contorno do cabelo. Isso poder ser um pouco complicado dependendo do que você está fazendo. Se você tinha uma pessoa de cabelo branco normal, para conseguir esse efeito, apenas inverta a imagem - então repinte o rosto e outras partes com preto.

Eu sugiro que você faça linhas pretas em volta das linhas do cabelo à lápis. Isso vai economizar bastante trabalho mais tarde. :)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-Cabelos-Movimento


Vento soprando pra cima
O cabelo se move de acordo com a força e a direção que o vento está soprando. Nesse caso, o vento está soprando pra cima, como indicado pela seta.

O primeiro exemplo à esquerda mostra o vento soprando bem forte, fazendo o cabelo subir de forma bem reta. O outro exemplo no meio, porém, mostra um sopro gentil do vento. Perceba que o cabelo está mais ondulado e fofo do que reto e fino.

O modo como o cabelo é desenhado é afetado pelas coisas que o personagem está usando. O exemplo à direita, por exemplo, tem um rabo de cavalo. Quando o vento está soprando, o elástico segura parte do cabelo e o resto é soprado. Também, não se esqueça de desenhar a franja sendo soprada!

O primeiro exemplo abaixo basicamente mostra como o cabelo curto é afetado pelo vento.



Vento soprando em volta
O vento, nesse caso, está se movendo em volta da cabeça do personagem, soprando à direita. As mesmas regras se aplicam ao vento soprando à esquerda.

O primeiro exemplo acima mostra o cabelo impedido de se mover muito por causa de uma tiara. Por outro lado, o outro exemplo acima mostra o cabelo se movendo livremente de acordo com a direção do vento. Mais um vez, lembre-se de desenhar a fraja se movendo também! Para os cabelos curtos, o exemplo à direita mostra um vento soprando tão forte que até a franja é bastante afetada! Algumas pessoas preferem separar a franja e o cabelo atrás dela, enquanto outros misturam os dois. O modo como você desenha o cabelo do seu personagem depende de você, afinal.



Vento soprando diretamente
Se você ainda não percebeu, desenhar o cabelo vai ser o mesmo nesse caso - dessa vez, o personagem está apenas em perfil. Recaptulando, o cabelo flui livremente, mas se algo estiver mantendo ele preso, certifique-se de desenhar o cabelo de acordo com isso.

Se o cabelo estivesse soprando na mesma direção que o personagem está olhando, o cabelo cobriria o rosto. O cara de cabelo grande também teria seu cabelo em volta do pescoço e queixo.

A boa e velha gravidade
Claro, você não pode ter movimento se você não tiver a gravidade incluída! A maioria dos cabelos, quando não tem vento soprando, fica numa direção abaixo - duh! Apenas lembre-se, o cablo pode ser movido pelos ombros do personagem quando ele estiver abaixado, ou algo do tipo.

Ah sim, quando não existe gravidade, o cabelo longo apenas flutua. Sabe, tipo o cabelo ondulado acima? Os cabelos mais ondulado vão se espalhar além de só subir. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
10-Cabelo-Franja



Franjado é um dos vários estilos que o cabelo pode ter. Acima, temos exemplos de como algumas franjas são desenhadas.
O cabelo sobe da testa e aí desde pelo rosto ou ao redor dele.

A primeira é a que eu gosto de chamar de franja aberta. Essa sobe a maior parte da testa, geralmente fazendo a franja ir pro lado do rosto em vez de pela frente. O segundo exemplo, por outro lado, vai pro lado só um pouco, permitindo ao cabelo cair em forma de cascata pela testa e rosto. O segundo tipo pode ficar tão junto quanto você quiser.

Pense nisso como lados opostos. Franja aberta de um lado e franja unida do outro. E tudo o mais no meio. :)

Aqui, vamos olhar mais de perto alguns estilos de cabelos que não têm franjas.
Hey, tenho que cobrir tudo, sacomé. :)



Existem dois tipos que você deve se lembrar: sem linhas e pontudo. Sem linha se refere ao primeiro exemplo acima onde a linha do cabelo não se conecta a nada. Bom, na verdade, ela se conecta à cabeça, mas as linhas em si não se cruzam, ou se cruzam raramente. Pontudo, enquanto isso, é quando as linhas se conectam. O resultado é geralmente uma ponta. Abaixo, alguns exemplo de como esses tipos ficariam num personagem.


Franjas podem criar diferentes visuais para o mesmo personagem. Estilos de cabelos variam desde retos até curvos. Veja alguns exemplos abaixo. Perceba a mistura de alguns tipos explicados anteriormente.



Aqui estão mais exemplos de franjas. Perceba que algumas franjas apenas descem da cabeça sem subir primeiro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11-Cabelos-Tranças
Passo 1
OK, você está "Qual o caso com o tuto sobre tranças?!?!". Bem, eu acho que você desenharia tranças melhores se você souber trançar. Então use seu próprio cabelo, adule alguém pra usar o cabelo, ou apenas olhe as imagens...


Em primeiro lugar, separe o cabelo em três partes. Tente fazê-las do mesmo tamanho.
Passo 2
Agora, pegue a parte da esquerda do cabelo e cruze por cima da parte do meio.

Passo 3
Agora, pegue a parte de direita e cruze por cima da parte da esquerda, que agora está no centro.

Passo 4
Agora pegue a parte do meio, que agora está na esquerda e cruze por cima da parte da direita, que está no centro.
Passo 5
Então, pegue a parte da esquerda, que foi movida pra direita, e cruze por cima da parte do meio que foi por cima da parte da direita do cabelo. ...Se isso parece confuso, apenas olhe na imagem e veja pra onde cada parte do cabelo está indo.

Passo 6
Então continue cruzando uma parte do cabelo por cima da outra até acabar o cabelo. Se você trançou mesmo o cabelo de alguém, você vai perceber que é basicamente uma linha contínua para cada parte. Então quando você estiver desenhando tranças, certifique-se de que elas se conectam uma à outra e que não foram desenhadas só por desenhar.

Se você ainda não percebeu ainda, tranças tem meio que o formato de lágrimas ou corações. Ah sim, você pode simplificar a trança não adicionando muitos detalhes, se quiser. Alguns exemplos de tranças são as de Hikaru de Rayearth, Miyuki de You're Under Arrest!, e Ranma de Ranma 1/2.

Aqui estão alguns outros modos de tranças que podem ser usadas, desde de complexas até bem simples.



Mais alguns exemplos de como tranças podem ser usadas no cabelo!

1) Trança de Raiz - Mais comumente usado por pessoas negras e por atrizes/cantoras/atletas/garotas do gueto.

2) Inglesa - Essa trança começa na frente e termina na parte de cima de trás da cabeça. Eu não tenho visto esse estilo de cabelo há quase uma década, mas foi usada por um bom tempo!

3) Quase Francesa - Eu chamo essa de "Quase francesa" porque uma trança francesa começa na testa e vai até o fim do cabelo. Mas essa começa na metade. Perceba que as tranças são mais largas que uma trança comum.




Aqui estão mais algumas dicas de como desenhar tranças se as instruções acima não foram efetivas.
O exemplo à esquerda mostra os basicos de como desenhar a trança. Perceba que a forma da trança é bem parecida com a forma de um paralelograma repetido várias vezes.

A última imagem é apenas um pouco curvada e tem mais cabelo pra dar Pra desehnar o cabelo de modo que se torne trançado, o exemplo à direita mostra como se faz. O que acontece é que existem três partes que formam a forma de um "V". Um de cada lado e um menor no meio.
E daí, a trança começa como mostrado. As tranças têm a mesma forma repetida várias e várias vezes. A únca diferença vísível são as linhas detalhadas do cabelo.

Termine a trança como mostrado no exemplo abaixo. Vê o segundo desenho abaixo? Aquele é o "esqueleto" básico de uma trança que termina com um elástico a prendendo. As duas últimas imagens mostram formas diferentes de amarrar uma trança - elástico e corda. Um laço pode ser usado também.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
12-Cabelo-Pontudo
Decida qual face será desenhada: Frontal, perfil, semi-perfil ou traseira.
Em qual direção o cabelo irá? Esquerda? Direita? Pra cima? Pra baixo? Ângulo? (Desenhe pequenas flechas se quiser)
Que comprimento você quer no cabelo? Curto? Longo? Médio?

Esses exemplos aqui vão mostrar os aspectos que eu falei acima. Perceba que eles têm posições de cabeça e cabelos diferentes. Eles também têm comprimento de cabelo diferente, mas você só vai perceber isso mais pra frente.
Enfim, assim que você decidir sobre os aspectos assim, vamos ao próximo passo!

Passo 2
Desenhando cabelos pontudos, as linhas se juntam num certo ponto. Pense nisso como triângulos ou triângulos dobrados, no caso do perfil. Lembre-se: cabelo longo = traços longos; cabelo curto = traços curtos.

Siga os exemplos à direita dos desenhos para certos estilos de cabelo. Perceba que algumas pontas são grossas e outras não. Tente varias o máximo possível para criar algo interessante.

No semi-perfil, para desenhar as linhas do cabelo, apenas desenhe linhas pequenas e/ou pequenos triângulos e linhas com a forma de um "W". Ou desenhe uma linha reta de sua preferencia.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
13-Cabelo-Curvas


Básicos
Existem quatro tipos de cabelos curvados (da esquerda pra direita): ondulado, curvado, frizzado e cachos. Cada um desses cabelos variam a forma da curva e a direção da curva - pra dentro ou pra fora. Essas variações dependem de como você gostaria de fazer ou apresentar seu personagem. A escolha é sua.

A única coisa a se manter em mente quando desenhar cabelo curvado, é como desenhar suas linhas curvas. Se você quiser desenhar cabelo ondulado, por exemplo, você não vai desenhar linhas muito curvas enquanto que se você desenhar cabelo frizzado, você não vai desenhar uma curva depois da outra. Cachos, por outro lado, tem outra exigência - você precisa desenhar os círculos de modo que no final, formem um cilindro ou coluna. Você precisa manter em mente que a curva vai pra baixo até o final - certifique-se que os cachos se conectam enquanto descem, em outras palavras.

Fora esse conselho, a prática leva à perfeição! Cabelo curvado é uma das coisas mais difíceis de desenhar - como falei antes - e a única forma de aperfeiçoar é praticando.

Pra desenhar cabelo curvado, siga os passos abaixo: Decida qual vista do rosto será desenhada: Frontal, perfil, semi, ou traseira.

1. Qual tipo de cabelo curvado você vai desenhar?

2. De que tamanho você quer o cabelo? Curto? Longo? ou Médio?

3. Termine o cabelo: adicione qualquer detalhe extra, jóias, linhas, sombras, etc.
(Para informações mais detalhadas sobre como desenhar o cabelo, veja Cabelo: Básicos)


Mais cabelos curvados

Aqui temos mais alguns exemplos de vários tipos de cabelos curvos. Perceba a diferença entra cada um desses exemplos, seja comprimento, curvatura, espessura, estilo de cabelo (laços, por exemplo), pra onde o cabelo se curva, e até o sexo do personagem.



Lembre-se, prática leva à perfeição! Continue tentando até que você "entenda". Boa sorte! 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
14-Cabelo-Liso

Nessa parte, eu vou explicar como finalizar cabelos lisos. Se você quiser aprender a desenhar cabelo liso, leia o tutorial Cabelo: Básicos.

Desenhados acima, estão quatro exemplos de como cabelos lisos terminam. O primeiro é reto. Esse é o tipo de cabelo que termina com uma linha reta e limpa. Tudo o que você precisa fazer é desenhar uma linha reta no final do cabelo, como mostrado nos exemplos no fim da página. O segundo tipo de cabelo liso tem o fim pontudo. Finais pontudos são simplesmente assim - pontudos. Eles tem bastante a forma de um "V" e geralmente são curvados.

O terceiro exemplo acima e abaixo mostram como os dois primeiros tipos ficam quando em rabo-de-cavalo e trancinhas. Os pontudos geralmente terminam num ponto que parece a cauda de uma raposa ou as cerdas de um pincel. Os com linha reta são a mesma coisa sempre.

O terceiro tipo tem o final aberto. Cabelos com final aberto são bem parecidos com o final reto. A diferença é que eles não tem uma linha definindo o final. Você apenas deixa assim mesmo! Bem simples, não?

4 comentários: