quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Model Sheet - Folha de Modelo De Personagem

  A Model Sheet, ou folha de modelo de personagem, é uma técnica utilizada normalmente na animação, mas que tem muita utilidade também no desenho de HQs e Mangás. Consiste no desenho do mesmo personagem em várias posições, tanto o corpo inteiro quanto partes separadas individualmente.

  Tem o objetivo de documentar todas as características do personagem a fim de facilitar na reprodução do mesmo em cenas ou quadros no desenrolar da história. Servem também para quando mais de um desenhista está atuando desenhando o mesmo personagem, assim o personagem continua com as suas características independendo do artista. 

  Eu acho a model sheet um passo muito interessante na criação do seu próprio personagem, pois além de você conseguir definir todas as características físicas você está também treinando o desenho do seu personagem. Saber desenhar o mesmo personagem em várias posições é uma habilidade essencial e que só é adquirida por meio da prática, não existe um macete mágico para isso.

    Resumindo, a model sheet é nada mais do que um estudo de desenho de um personagem.

    Agora uma coisa essencial, direitos autorais. Se você criou um personagem novo e o idealizou em uma model sheet, os direitos autorias do personagem são seus, independentemente se você registrou ou não aquele personagem. Mas como hoje em dia nada é como deveria ser, tome muito cuidado ao divulgar um personagem ou model sheet, principalmente na internet.




    Abaixo vão alguns exemplos de model sheets:



Sem comentários:

Enviar um comentário